Sunday, October 08, 2006

CET expande faixa e decepciona

Nova faixa cidadã na Av Sumaré “estréia” com dois acidentes

Por Rafael Fonseca

Na última edição do Acontece (nº 30) foi publicada uma reportagem sobre a “Faixa Cidadã”, uma faixa preferencial para motos entre as avenidas Eusébio Matoso, Rebouças e a Rua da Consolação instalada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP).
No dia 18 de setembro a CET inaugurou na Av. Sumaré uma faixa com as mesmas características, exceto uma: a da Av. Sumaré é exclusiva e não preferencial como previa a outra. Essa nova faixa também tem caráter educativo. Tem 2 metros de largura e 3 quilômetros de comprimento (vai da Praça Marrei Jr. até Av. Paulo VI).
A faixa ainda está em teste e permanecerá na Av. Sumaré pelo menos até novembro e se o projeto trouxer resultados positivos poderá ser levado para outras áreas da cidade. Segundo o secretário de transportes, Frederico Bussinger (conforme publicado pelo Globo Online): “[A faixa] é um pacto de convivência”. No entanto, haverá multa de R$127,00 para outros veículos que transitarem nela além de cinco pontos na carteira de habilitação.
Com a implantação da nova faixa o limite de velocidade na avenida baixou de 70 Km/h para 60 km/h, o que não evitou dois acidentes no primeiro dia de funcionamento. A CET tem por objetivo uma conscientização da população acerca da prevenção de acidentes. Portanto não espera resultados imediatos.

1 comment:

Alexandre Bon said...

Caro Rafael,
Acredito que o título deste post não está correto. A impressão que dá é de que a CET decepcionou, mas na realidade, quem você atribui a decepção foi a "faixa". Uma sugestão de título seria "Faixa é expandida pela CET, mas decepciona".
Uma abraço,