Saturday, October 07, 2006

Voluntários plantam esperança

Asilo Sítio das Alamedas recebe nova horta

À esquerda Dna. Ivone, moradora do asilo, cativa
voluntários com sua simpatia.

Por Letícia M. Gouveia e Mayara R. Campagna


O Rotaract Mackenzie Club também procurou fazer a diferença no Dia Mackenzie Voluntário. O lugar escolhido foi o Asilo Sítio das Alamedas, um dos projetos da ONG Coordenação Regional de Obra de Preservação Humana, fundada há 36 anos. A atividade visou a criação da horta, a realização de um almoço e a promoção de atividades recreativas como o campeonato de dominó e o bingo.Segundo a líder do grupo, Roberta Nascimento, 26 anos, formada em Direito pelo Mackenzie, o evento é de extrema importância para a sociedade. "Fazer trabalho voluntário é simples, fácil e barato. Basta fazer o bem a alguém com aquilo que você sabe fazer bem", afirma. A maioria dos voluntários presentes teve seu primeiro contato com o Mackenzie Voluntário, acharam importante fazer a diferença e pretendem participar das próximas edições. "Como minha filha que cursa de Direito no Mackenzie não poderia comparecer, fiz questão de vir e trouxe comigo minha irmã e minha prima. Achei muito interessante esta experiência, pois minha pós-graduação era justamente sobre o envelhecimento. E pude desta forma trabalhar com algo que já conhecia", afirma Vânia Alvarinho, 47, psicopedagoga.

Em busca da independência

Os moradores estão no asilo provisoriamente. O programa trabalha com a autonomia para que eles possam trabalhar e viver de forma independente. Mas suas principais queixas são a solidão e algumas dificuldades de convivência, a promoção deste evento pôde reviver a alegria, e o vínculo entre os idosos. "Gosto muito daqui, sou muito bem tratado. No entanto, temos muitas dificuldades de convivência, as pessoas são muito diferentes uma das outras, e queria minha independência", afirma Marco Antonio Ferreria, de 65 anos, residente no asilo há 3 anos. Dona Ivone Pereira Leite, 68 anos, moradora do asilo desde maio deste ano, declara que se sente muito feliz. "Hoje estão nos ajudando não só no material, mas também no emocional. É lindo ver como esses jovens não deixam o que podem fazer para o outro, este dia foi muito importante pra mim". O objetivo deste projeto é poder acompanhar o desenvolvimento da parte de jardinagem do asilo, procurando fazer algo diferenciado que visa atender as necessidades deles com a resolução dos problemas do dia a dia.

1 comment:

Anonymous said...

Estive no projeto, e foi mto.bom mesmo, poder ajudar todos aqueles velhinhos! Vamos ter mais edições é o Rotaract Mackenzie em ação.

Mauricio Santos.